Por que os vocalistas não estudam como os instrumentistas?

aula de canto online aula de tecnica vocal online vocal vocalistas Oct 02, 2018

Por que os vocalistas não estudam como os instrumentistas? Pra pensar!

Embora eu também cante, preciso admitir que os vocalistas estudam menos do que os instrumentistas! Triste ter que admitir isso, mas cresci envolvida com a música na igreja e infelizmente isso é via de regra. Se eu tivesse que dizer de alguma porcentagem, diria que no mínimo 40% dos vocalistas não se dedica ao estudo vocal e investimento musical como um instrumentista o faz.

Pode ser que alguém não concorde comigo. Tudo bem. Mas essa porcentagem é o que tenho visto ministrando palestras e workshops o redor do Brasil, em diferentes denominações e estados.

Ainda não tenho uma resposta única (e nem acho que haja um fator apenas). Creio que há vários componentes dessa resposta que até deveriam se desdobrar em outras perguntas mais profundas:

  • Será que não enxergamos nosso aparelho fonador como um instrumento?

  • Será que por não podermos ver externamente nossas pregas vocais não temos o devido cuidado com nosso “instrumento musical”? (aquela coisa de limpar o instrumento, afinar, guardar no case ou bag com amor, comprar acessórios, etc)…

  • Será que por não gastarmos dinheiro comprando nosso instrumento (e no Brasil sabemos que instrumento são tão caros) não damos o devido valor ao que Deus nos confiou? Enquanto instrumentistas gastam grandes quantias, vocalistas não precisam sequer ter seu próprio microfone!

  • Será que porque nascemos falando e então presumimos que já sabemos falar… não fazemos da mesma forma com a voz cantada: presumimos que então também já sabemos cantar e não precisamos de aulas?

Fato é que eu e você precisamos pensar nos devidos cuidados e investimentos necessários para nossa voz. Para ser bem sincera, a área vocal é a que mais temos reclamações aqui no Webnário e precisa correr atrás se quiser se reciclar de alguma forma. Vocalistas dizem que vão estudar canto no futuro. Aprendi que um dia posso mudar minha voz, com técnica e estudo! Mas esse dia dia nunca chegará se ele sempre for o dia da amanhã! Pense nisso! ;)

Quero ouvir sua história e opinião. São muito importantes prá mim. Qual sua maior dificuldade e barreira para se desenvolver no canto? Tempo? Dinheiro? Você mesmo?

Pergunta do dia: E se eu pudesse trazer soluções para problemas como afinação, respiração, ornamentos, melismas, fraseados, articulação, harmonia e divisão de vozes, etc?

Sim, pra quem REALMENTE está a procura de crescimento, eis aqui uma gritante solução à sua disposição! Só espero que você não deixe para aquele dia que já citei: o dia de amanhã!

Fique conectado e por dentro de todas novidades ministeriais!

Não, não enviamos e-mails demais. E também não enviamos à toda! E não se preocupe: sua informação não será compartilhada! Nós também detestamos SPAM!!!!

Nós também detestamos SPAM! Suas informações JAMAIS serão repassadas ou vendidas em NENHUMA circustância!